Tablet Educacional

Os formadores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais NTE SLS1, NTE SL2 e NTE Paço do Lumiar realizaram nesta sexta feira (04/10/2013) formação para apresentação dos objetivos, entrega e desbloqueio dos tablets, sugerir estratégias de utilização como recurso de sala de aula. A primeira escola a receber os aparelhos foi CE Manoel Beckman,  no bairro Bequimão. A entrega foi feita por turno para atender os 53 professores da escola. Até o final do mês de novembro espera-se concluir a distribuição dos 15.171 aparelhos.


Dica de Cadastro, Configurações doTablet Educacional



Mais informações no Link abaixo:












 
Os interessados em uma cópia do Manual do Tablet Educacional.




Tablet Educacional


Os tablets são dispositivos portáteis que:
• Acessam a internet;
• Acessam redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin etc);
• Visualizam e editam textos e planilhas;
• É uma fonte de entretenimento (vídeos; música; ebooks);
• Roteiam internet sem fio;
• Servem como localizador de posicionamento geográfico (GPS);
•Organizador pessoal.
Com objetivo de promover a inclusão digital do professor e auxiliar na sua autoformação, para melhor expor os conteúdos na sala de aula, o aparelho conecta-se a rede sem fio (tecnologia WiFi), entre outras especificações técnicas. Além disso amplia as funcionalidades pedagógicas, o tablete pode ser conectado a televisores, projetor interativo multimídia, lousa digital, de forma a possibilitar apresentações em sala de aula ou em outros ambientes.
Descrição do Tablete Educacional
* Modelo de 7 polegadas;
* Sistema Operacional Android 4.0;
* Bateria com duração de 4 horas;
* Colorido;
* Peso de 510g (com a capa);
* Tela multitoque;
*Câmera e microfone para trabalho multimídia;
* Saída de vídeo;
* Conteúdos pré-instalados.
PROCEDIMENTOS INICIAS:
ESCOLA:
  1. Confirmar existência de internet sem fio ou providenciar  conexão;
  2. Informar, por e-mail, os professores que atuam em sala de aula, bem como CPF e e-mail (gmail) de cada professor;
  3. Atualizar o SIAEP, caso esteja em atraso;
STE/SDCRH:
  1. Cadastro dos professores no site do FNDE e liberação das senhas;
  2. Teste e envio dos equipamentos  às escolas;
  3. Ida dos multiplicadores dos NTE´s para formação;
STE/NTE:
·         Efetuar carregamento/testagem dos equipamentos;
·         Formação continuada;
A FORMAÇÃO CONTINUADA
  1. Acontecerá na própria escola;
  2. O primeiro módulo terá duração de 8h: parte técnica e possibilidades pedagógicas e será presencial;
  3. Nas sedes das URE´s, a formação poderá ser programada de acordo com a necessidade de cada escola;
  4. Ocorrerá com 10 professores por multiplicador;
5.  Os tablet´s serão entregues após finalização das 8h de formação.


Lousa Interativa Digital

Com o proposito de levar tecnologias de informação e comunicação (TIC) às salas de aula das escolas públicas do Estado do Maranhão, o Ministério da Educação disponibiliza através do Programa Nacional de Tecnologia (ProInfo Integrado), por meio do FNDE a lousa interativa digital para facilitar o ensino aprendizagem.
 
Com mais essa ferramenta os professores poderão inovar suas atividades em sala de aula, apresentar conteúdos e demais atividades da escola.  A lousa digital e um complemento do Projetor Interativo Multimídia.
Multiplicadores do Núcleo de Tecnologia São Luís 1 realizaram  dia 02/10 mais uma sessão de estudos buscando estratégias de realização que auxiliem as atividades do professor em sala de aula.
 






Reunião Tablet Educacional

Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologias Educacional São Luís 1, São Luís 2 e Paço do Lumiar reuniram-se hoje pela manhã com Coordenadora Estadual do Proinfo e técnicos da Supervisão de Tecnologias Educacionais para alinhamento das ações e encaminhamentos pra formação dos professores da escola C E Manoel Beckmam que acontecerá sexta feira feira dia 04/10/2013 nos turnos matutino com 29 professores,  vespertino 17 professores e  noturno 14 professores, ocasião onde será feita entrega dos tablets seguindo critérios.

Formadores 2013

Multiplicadores dos NTEs (Núcleo de Tecnologia Educacional) e Técnicos da STE (Supervisão de tecnologias Educacionais) Estado do Maranhão participam do curso Rede de Aprendizagem no ambiente e-proinfo.mec.gov.br turma Formadores2013.

O curso em Redes de Aprendizagem promove a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada, compreende como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na relação com a aprendizagem e com a escola e compreende o potencial educativo das mídias sociais digitais.
A turma Formadores 2013 encerra em dezembro 2013, aguardem  2014 teremos turmas.
Podem se inscrever professores, gestores escolares. É necessário que o interessado tenha feito pelo menos um curso do PROIFO, que são: Introdução a Educação Digital, Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias e Elaboração de Projetos.